Surfe no Havaí


O surfe no Havaí é considerado mais uma tradição do que um esporte.

Para os havaianos, enfrentar a fúria das ondas não é apenas um esporte, mas sim uma tradição sagrada de muitos séculos, privilégio apenas de reis.

A prática do surfe tinha a essência espiritual e os chefes polinésios tinham seus próprios pontos de surfe, que eram proibidos para as outras pessoas. A origem desse esporte radical perdeu-se no passado dos polinésios. Lendas descrevem o surfe como uma veneração aos deuses do mar e respeito ao poder das águas. Aqueles que tinham habilidade para cavalgar as ondas eram tratados como nobres guerreiros.



Para os experientes, as maiores ondas ocorrem entre novembro e abril, e atraem surfistas do mundo inteiro. De novembro a dezembro, ocorre o torneio de surfe chamado Triple Crown muito importante para o mundo do surfe e que geralmente decide o campeonato mundial. Ondas enormes e condições perfeitas para a prática do esporte tornam as provas excepcionais para quem participa ou apenas assiste as façanhas dos esportistas.
Waikiki, Waimea, Pipeline e Sunset. Os nomes das principais praias da ilha de Oahu tomam conta dos sonhos de surfistas do mundo inteiro. Se vai a procura de ondas grandes, vá ao paraíso do surfe mundial. Mas deixe a prancha no período de abril a outubro. Nessa época, o mar em Waimea Bay, no norte da ilha Oahu, onde os surfistas se exibem para platéias deslumbradas enfrentando as maiores ondas do mundo, de dezembro a março, vira quase uma piscina. Pipeline ainda mantém no período pequenas ondas boas para a manobra do tubo e ideais para bodyboarding. Em Maui, uma ilha que abriga dois vulcões extintos, se encontra algum dos melhores locais de surfe do mundo. Há dezenas de praias, mas a mais freqüentada pelos surfistas é Slaughterhouse Beach, ainda que Hookipa Beach é onde se produz as correntes mais poderosas e o perigo obriga alguns surfistas menos experientes a observar e aprender novas manobras antes de se atrever a desafiar as ondas gigantescas.



Todas as ilhas havaianas têm ondas boas para os surfistas, mas algumas têm as melhores do planeta, como Oahu e Maui. As outras ilhas, Kauai, Molokai e Lanai, também tem ondas, mas não tão perfeitas.
Se você nunca surfou, não desista: o Havaí é delicioso até para quem nunca pegou onda, pois é possível, mesmo para os principiantes, surfar em pontos de Waikiki e Lahaina Breakwall, onde as ondas são suaves e há professores que ensinam a manter o equilíbrio sobre a prancha. Se assim mesmo você não se encorajar, não se preocupe: a quantidade de coisas para se fazer ali é impressionante.

As melhores opções para surfar no inverno estão nas praias do norte da ilha. Com ondas gigantescas o inverno no Havaí é o paraíso para qualquer surfista que sonhe em pegar as melhores e maiores ondas.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons